quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A Nobreza do Pé Masculino



Os pés dos homens merecem carinho e atenção. E também merecem menos preconceito e mais exposição.



POR QUÊ?

Houve uma época em que mostrar os pés era “feio”. Isso deve ter acontecido provavelmente porque, desde os tempos bíblicos, onde só os ricos, nobres e bem-nascidos tinham condições de comprar calçados, os coitados dos pés dos homens sempre foram renegados a um segundo plano por estarem costumeiramente sujos e mal cuidados.


Posteriormente, depois que inventaram o sapato fechado, o problema deve ter sido o mau cheiro (chulé). E naquela época ninguém sabia como cuidar desse “problema”. Ah, se eles soubessem que só faltava um pouquinho de sabão para acabar tanto com esse quanto com outros cheirinhos corporais... :)



E HOJE, COMO MOSTRAR OS PÉS MASCULINOS?



Tudo isso ficou no passado. Hoje é até chic para os homens mostrarem seus pés. Em primeiro lugar porque não é qualquer homem que pode se dar ao luxo de, por exemplo, ir trabalhar usando chinelos ou sandálias, portanto, mostrar os pés em determinadas situações acabou virando um símbolo de status e bom gosto, e não mais de pobreza. E em segundo lugar porque mostrar pés bem cuidados diz muito sobre o homem pois demonstra sua preocupação com o próprio corpo, com a própria higiene e a sua consideração de não nos obrigar a ficar olhando para pés caindo aos pedaços de tão podres. Portanto, também é um sinal de educação e civilidade.



COMO ACONTECEU?




No caso específico da história dos calçados no Brasil, nos anos 1970 a burguesia havia segregado os chinelos Havaianas à categoria de “sapato de pobre”, e isso acabou afetando também a maioria dos outros chinelos fabricados em território nacional, fossem chinelos de dedo ou qualquer outro tipo de chinelo ou sandália masculina.



Foi só no início dos anos 1990 que a marca Havaianas, então comprada da Alpargatas pelo grupo Camargo Corrêa, resolveu mudar essa imagem negativa apelando para o fetiche por pés masculinos para alavancar a marca e ganhar muito dinheiro. (observação: a Alpargatas continua fabricando os chinelos de borracha Havaianas, mas é a Camargo Corrêa quem atualmente detém a propriedade da MARCA de chinelos  conhecida como “Havaianas”). Obviamente que deu certo. E muito. Hoje a  Alpargatas fabrica anualmente milhares de chinelos Havaianas que fazem sucesso em vários países.



O homem brasileiro então deixou o preconceito de lado e passou a usar sandálias e chinelos também no contexto urbano e não mais como chinelo de praia ou de pobre, pois até então mostrar os pés era considerado brega e cafona.



E COMO FICARAM AS SANDÁLIAS MASCULINAS?




A coisa foi tão bem que, logo na sequência, foi temerariamente lançado no Brasil um novo conceito de sandália masculina que recebeu o nome de “papete”, em referência à uma praia chamada Papeete, que fica no Taiti. Foi um sucesso. Era uma sandália com um apelo super másculo, forte e resistente, toda feita com material sintético, fechamento em velcro e estilo “surfista”. O estilo rapidamente caiu no gosto dos homens brasileiros que então adotaram os chinelos, papetes e sandálias no seu dia a dia. Ou seja, só faltava o estímulo certo e a desmistificação do “chinelo ser coisa de pobre” para que a maioria dos homens brasileiros adotassem o estilo casual proporcionado pelas sandálias masculinas.



Além disso, por aqui houve também um outro problema: os “machos” estavam tão acostumados a esconder os pés dentro de sapatos fechados que ninguém se preocupava com a aparência deles. Isso também exigiu uma drástica mudança nos hábitos dos homens brasileiros, que passaram então a cuidar melhor dos próprios pés para poder exibí-los em sandálias e chinelos.



Fazer a “pedicure” transformou-se então em parte da rotina periódica obrigatória da maioria dos homens, que antes não davam a menor bola para os pés pois eles estavam sempre “escondidos” dentro de sapatos.




A MODA HOJE




Atualmente existem várias marcas brasileiras tradicionais, como a Itapuã e a West Coast, que fabricam literalmente quase uma centena de diferentes modelos de chinelos e sandálias masculinas para adultos, jovens e crianças e que fazem sucesso de norte a sul e de leste a oeste, mas o estímulo também vem de griffes internacionais, como Gucci e Calvin Klein, que inovaram nas passarelas mostrando homens calçando todos os tipos imagináveis de sandálias e ajudaram a acabar de vez com a vergonha do homem brasileiro em mostrar os próprios pés.



E COMO FICARAM OS BRASILEIROS?




Esse é o problema dos brasileiros. Nós temos esse péssimo hábito de achar que tudo que vem de fora é melhor e damos muita importância à imagem, ao status e àquilo que as pessoas vão falar sobre nós. Coisa de país caipira. Basta ver o sucesso das Havaianas mundo afora para saber que os pés masculinos são, sim, uma linda parte do corpo dos homens e que o hábito de usar chinelos e sandálias masculinas é tão nobre quanto o foi à época em que Senadores romanos brilhavam na capital do Velho Mundo com os pés à mostra.




PARA FINALIZAR




A moda de hoje pede personalização. Atualmente o homem tem à sua disposição uma imensa variedade de chinelos e sandálias masculinas que agradam a todos os estilos, portanto, o homem atual tem a possibilidade de facilmente encontrar opções que complementem o seu estilo próprio.



Os pés masculinos, quando bem cuidados, não só fazem bem aos olhos como também se transformaram em objetos de fetiche. Cuidar bem dos pés masculinos é fácil e deve sim fazer parte da nossa rotina de higiene pessoal. Além disso, são os nossos pés que nos carregam para todos os lados. Precisa dizer mais?








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