domingo, 3 de março de 2013

O estigma das azuizinhas

50 anos de Havaianas
50 anos de Havaianas

Havaianas todo mundo conhece, gosta, usa, etc. Vários amigos curtem e alguns são até fanáticos pelas Havaianas Tradicionais. A borracha branca da palmilha é mais antiderrapante do que a borracha que compõe o resto do chinelo. Ela é mais confortável para andar e até para tomar banho, pois não escorrega, mesmo molhada.



Homem de havaianas

Homem de havaianas


Porém, esse azulzinho das Havaianas Tradicionais, muito embora seja bonitinho, ficou estigmatizado. É uma cor que praticamente ninguém usa em calçados, especialmente masculinos. A prova disso é que ninguém além deles fabrica nenhum tipo de chinelo ou sandália dessa cor. E essa cor não é exclusiva, qualquer um poderia usá-la. Mas, apesar dos pesares, acho que ninguém quer associar seu produto com aquilo que já foi um grande ícone de pobreza. Hoje em dia é diferente, as Tradicionais têm zilhões de fiéis seguidores e é fabricada em diversas cores. Acabou virando um "cult", mas isso é outra história.



Edição comemorativa dos 50 anos das Havaianas
Edição comemorativa dos 50 anos das Havaianas



Voltando ao assunto, o problema é que ainda existe um certo preconceito contra as que ficaram conhecidas como "Havaianas de Pedreiro" pois esse particular tom de azul ficou marcado por décadas de "exclusividade" e acabou fazendo parte da marca Havaianas na cabeça das pessoas. Tanto que a marca só deslanchou nos anos 1990, depois de uma muito bem bolada e maciça campanha de marketing para o lançamento das coloridas e sólidas Havaianas Top.

Os patrões então passaram a usar as Top e os peões continuaram com as Tradicionais... Quem gosta?


Havaianas de pedreiro
Enquanto alguns comemoram os 50 anos das Havaianas, outros comemoram 50 anos de  uso do mesmo par... :)

Havaianas Tradicionais azul
Aqui bem novinhas e branquinhas. No dia seguinte já estão sujinhas... :)


Homem tomando banho de Havaianas Tradicionais preta
As pretas não sofrem do mesmo estigma



Nenhum comentário:

Postar um comentário